Perfuração de poços

Poços artesianos são obras de engenharia fundadas em estudos geológicos para a captação de águas subterrâneas através da perfuração de sedimentos e rochas que, quando cristalinas, concentram reservas em suas fendas. Os tipos de poços variam conforme a tecnologia empregada, os métodos de proteção ao meio ambiente e de segurança, e o sistema de operação.

Poço artesiano, a água jorra naturalmente, por diferença de pressão com a superfície se a necessidade de uma bomba para extraí-la também conhecido como poço jorrante ou surgente. Encontrar um poço artesiano (jorrante) depende exclusivamente da região e condição geológica e não da capacidade técnica e equipamentos empregados na perfuração.

Poço semi-artesiano, onde a linha de pressão da água esta no mesmo nível do solo ou abaixo, água permanece dentro do poço a água não jorra espontaneamente e tem de ser bombeada para a superfície através de bomba submersa. A grande maioria dos poços construídos e existente é deste tipo embora chamados de poço artesiano.

De acordo com o método de perfuração empregado, as categorias de poços se distinguem entre eles são:

Poços em Sedimentos

Perfurados pelo sistema rotativo (um fluido estabilizador evita desmoronamento e erosão das paredes do poço)O poço recebe filtros posicionados nas zonas permeáveis (arenitos) para captação da água da formação sedimentar.

Poços em Rochas

São os poços perfurados em rochas duras (granitos, gnaisses, basaltos etc.), feitos pelo sistema rotopneumatico (o fluido é uma mistura de ar comprimido com água e detergente neutro), a captação de água é através de fraturas e fendas por onde flui água.Para chegar a rocha e necessário atravessar o sedimento que é isolado para impedir infiltrações e eventuais contaminações.

Poço Misto

Os poços são construídos de acordo para captar água nas duas formações sedimentar e rochosa. A parte sedimentar recebe filtros nas zonas permeáveis para captação de água.

Poço Cacimba Caipira ou Cisterna

Não é um poço tubular profundo. Cavado manualmente capta e armazena a água do lençol freático, que é a camada permeável mais superficial do solo por onde penetra a água de chuva. Por isto o nível de água varia conforme o volume de chuva. Atende a importantes necessidades de abastecimento quando não há alternativa, mas tem restrições sanitárias que limitam seu uso devido a contaminações do lençol freático por coliformes fecais, agentes químicos e outras toxinas permeáveis.



Manutenção de Poços

Seu poço não pode parar! Poço Tubular é uma obra de engenharia e necessita manutenção.

A SHADDAI JAVÉ ÁGUAS possui departamento especializado em manutenção preventiva e corretiva de poços tubulares.

 Assistência Técnica

A SHADDAI JAVÉ ÁGUAS possui um departamento técnico especializado em manutenção de poços tubulares, focado no atendimento das mais variadas necessidades. Através da visita de um técnico nosso pode ser feita a verificação geral do funcionamento do poço, resultando na correção de pequenos problemas no quadro elétrico, regulagem de vazão, medição de níveis ou no diagnóstico inicial para uma manutenção corretiva. Dentre esses serviços estão:

Avaliação das condições em que se encontra o poço;Serviços de Perfilagem óptica no interior do poço;Inspeções dos equipamentos e componentes elétricos;Retirada, conserto e reinstalação de bombas submersas;Conserto de quadros de comandos;Limpeza química e mecânica;Recuperação de poços;Principais Problemas em Poços;

Bomba não liga: Problemas na rede elétrica, no quadro de comando ou na bomba submersa.Turbidez: Problemas no poço ou na qualidade da água.Perda de Vazão: Problemas na rede hidráulica, na bomba submersa, no poço ou aquífero.

Manutenção Preventiva de Poços

Retirada e instalação de bomba submersa;Instalação bomba reserva;Conserto e substituição de equipamentos;Limpeza química com produtos adequados;Limpeza mecânica com máquina especializada;Reabilitação e operação otimizada de poços;

Manutenção Corretiva de Poços

São ações realizadas no poço tubular profundo, após algum tipo de ocorrência que tenha paralisado sua operação.

Os principais procedimentos de Manutenção Corretiva são:

Substituição do conjunto moto-bomba submersível danificado;Substituição de componentes elétricos do Quadro de Comando (fusíveis e relés);Pescaria da tubulação adutora, cabos elétricos e da bomba;Reencamisamento de poços;Recuperação da capacidade produtora do poço , através da realização de serviços especiais para cada tipo de situação, tais como tratamento químico e desenvolvimento mecânico e dentre outras;

Serviços de Avaliação de Poços;

Verificação dos componentes elétricos do equipamento de bombeamento;Ensaio de vazão com avaliação dos parâmetros hidráulicos;Análise físico-química e bacteriológica da água;Verificação através das perdas de cargas ocorridas em ensaios escalonados;Perfilagem ótica – Verificação do interior do poço através da visualização interna com equipamento específico dotado de câmara de vídeo.

Entre em contato com o nosso Departamento de Assistência técnica, mesmo que o seu poço não tenha sido perfurado pela SHADDAI JAVÉ ÁGUAS – teremos prazer em atendê-lo. Contate-nos !



Bombas Submersas e equipamentos

Bombas submersas e equipamentos

Representamos as melhores marcas de bombas submersas e equipamentos, nacionais e importados, fazemos reforma, troca e instalação de bombas e equipamentos em poços artesianos e semi-artesianos de qualquer profundidade.

Sistema de bombeamento – as alternativas;

Assim que termina a perfu1ração de poço semi-artesiano, precisa de um sistema de bombeamento para extrair agua subterrânea e leva-la ao reservatório.

Há vários tipos de sistema e cada um se adequa a melhor a determinada situações dependendo das características constritivas e variáveis hidráulicas de cada poço semi-artesiano, são os fatores;

Profundidade e diâmetro do poço

O nível estático de água e seu rebaixamentoA vazão desejadaO regime de funcionamento da bombaA qualidade da águaOs custos iniciais e de manutenção ePotencia requerida

Bomba submersa

É o equipamento mais adequado e o mais recomenda para poços semi-artesianos, porque proporciona maior rendimento em qualquer profundidade e vazão.

Fabricada para ser instalada dentro do poço semi-artesiano, a bomba submersa tem, o formato cilíndrico, adequado para atender vários diâmetros. Seu motor é blindado para que a bomba seja instalada dentro do poço como crivo submerso do nível dinâmico.

Entre as alternativas existentes para extrair a água do poço artesiano e leva-la a rede de adução ou reservatório a bomba submersa é a mais recomendada porque alia a praticidade, rendimento e economia. Se for bem dimensionada e instalada corretamente a bomba submersa funciona de forma silenciosa e requer pouca manutenção.

As bombas submersas são apresentadas em diversos modelos com variadas capacidades de extração e elevação de água a ser bombeada. Estão disponíveis em vários tipos de matérias como ação inox, bronze e tecnopolímeros. Cada tipo material atende melhor a algum aspecto técnico, legal ou econômico.

Sistema de bombeamento com a bomba submersa- O que é preciso;

Para instalar uma bomba submersa no poço semi-artesiano, são necessários:

Quadro de comando elétrico – são compostos de reles, contatoras, chaves, fusíveis e disjuntores. É instalado fora do poço, no ponto de energia elétrica e é o equipamento que comanda a bomba submersa.

Coluna de bombeamento ou coluna de recalque – Formada por tubos e luvas em ação ou PVC, e esta coluna que sustenta a bomba submersa no ponto de profundidade em ele ficará instalada dentro do polo e conduz a agua até a superfície.

Cabos elétricos – Eles ligam a bomba ao quadro de comando elétrico que a aciona e possibilitam ação dos eletrodos controladores de nível.

Bombas submersas e materiais elétricos – cuidados na escolha

Para dimensionar o conjunto hidráulico e elétrico mais adequado para um poço semi-artesiano é recomendado consultar um técnico que irá cruzar as seguintes informações:

Diâmetro do poço– O diâmetro do poço é determinado no projeto construtivo, antes da perfuração e o diâmetro da bomba tem que ser menor que o do poço.

Vazão do poço– Qual é o volume de agua que se pretende extrair por hora? Quanto maior a necessidade, maior deve ser a potencia da bomba dos comandos elétricos.

Profundidade do poço e nível dinâmico– O nível dinâmico é a profundidade em que a bomba submersa deverá ser instalada e que características ela deve ter para esta condição de trabalho. Quanto mais profundo o nível dinâmico maior dever ser o cuidado na escolha da bomba e dos cabos elétricos que a alimentam.

Energia e tensão elétricas– qual é o sistema da energia elétrica local? – É trifásica ( 3 fases) ou monofásica ( uma fase), qual é a tensão elétrica? 220v ou 380v?

Outros tipos de bomba

Bomba Centrifuga – é um equipamento de baixo custo e é pouco utilizada para poços semi-artesianos.

Seu motor elétrico não é blindado para ficar submerso e o seu formato irregular não é apropriado para caber dentro de um poço semi-artesiano.

Como tem que ser instalada fora do poço, o bombeamento do liquido é feito através de uma coluna de sucção. Pelas limitações físicas do sistema de sucção, sua utilização somente é possível em poços onde o nível dinâmico não ultrapasse a profundidade de 08 metros no máximo.

Bomba injetora – é uma bomba horizontal convencional com um injetor instalado nas tubulações de sucção e de retorno, submerso na lamina de agua do poço.

Apresenta baixo rendimento e consequentemente maior custo operacional porque utiliza motores elétricos de maios potencia do que de uma bomba submersa de igual vazão e pressão.

Compressor de ar (Air-Lift) – O compressor de ar tem um funcionamento pratico e simples, mas também não pode ser instalado dentro do poço semi-artesiano. Trabalho na superfície, injetando ar comprimido por uma coluna de tubos, que se conecta a outra coluna usada para a extração da agua através de um injetor de mistura.

Apresenta rendimento ilimitado, alto indicie de ruído e custo operacional elevado, já que requer motores de maior potencia do que os utilizados nas bombas submersas. Por outro lado, como não possui partes girantes é ideal para uso de poços que produzem matériais sólidos, já que não há peças que se danifiquem pela abrasão.

Bomba Submersível (Bomba Sapo)

A bomba sapo é um equipamento submersível de baixo custo que não é utilizada para poços semi-artesianos. É a apropriada para um poço cacimba ou para esgotamento de lagos, reservatórios ou zonas inundadas. Deve ser instalada dentro da lamina de água distante do fundo e paredes do poço como trabalha através de pulsos de um diagrama a bomba sapo apresenta fluxo intermitente e severas limitações de vazão e altura.


Regularização, Outorgas e licenças

A SHADDAI JAVÉ ÁGUAS providencia licença para a perfuração de poços , outorga de direito de uso, parecer técnico para atendimento as exigências legais e outras providencias para a regularização, sendo elas;

-Estudos hidrogeológicos e geofísicos para perfuração de poços;

– Licença de Perfuração e EVI (Estudo de Viabilidade de Implantação):

Para executar a perfuração de um novo poço tubular profundo, é necessária a autorização do Departamento de Águas do Município, mediante a apresentação do processo para protocolo, que inclui Anexo de Solicitação de Perfuração, EVI – Estudo que indica se é viável ou não a exploração da água no local, após o protocolo é realizada a análise e publicação do deferimento no Diário Oficial;

– Autorização de Implantação de Empreendimento: documento expedido pelo DAEE, que autoriza a implantação de obras de captação ou interferência junto aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos;

– Outorga de Direito de Uso: documento expedido pelo DAEE, que autoriza através de Portaria publicação do Diário Oficial a captação ou interferência junto aos recursos hídricos superficiais ou subterrâneos;

– Parecer Técnico Florestal: documento expedido pela CETESB, que autoriza a intervenção de qualquer tipo de obra, desde que necessária, junto às áreas de APP (Área de Preservação Permanente);

– Parecer Técnico Ambiental: documento expedido pela CETESB, para embasar o DAEE e a Vigilância Sanitária, na expedição de qualquer autorização para poços novos ou que já estejam instalados em local onde no raio de até 500 metros exista alguma área declarada contaminada pela CETESB;

Entre em contato com o nosso Departamento de Assistência técnica, mesmo que o seu poço não tenha sido perfurado pela SHADDAI JAVÉ ÁGUAS – teremos prazer em atendê-lo. Contate-nos !


Água custo zero

Totalmente construído a custo zero para o cliente!!

Com o BOT o cliente não investe um único centavo para implementar o sistema.

Todos as despesas com taxas legais, licenças, outorgas, autorizações, perfuração dos poços, revestimentos, equipamentos de bombeamento, equipamentos para tratamento da água, manutenção e operação do sistema são integralmente assumidos pela SHADDAI JAVÉ ÁGUAS, sem nenhum risco para o cliente.

Como Funciona?

O sistema é composto de 01 (um) ou mais poços semi-artesianos a serem perfurados pela SHADDAI JAVÉ ÁGUAS, até encontrar o volume de água subterrânea suficiente para resolver o problema de abastecimento do cliente.

É um sistema privado porque o poço ou os poços são perfurados na propriedade do cliente para seu uso exclusivo. Não sofre nenhuma interferência do sistema público.

Porque SHADDAI JAVE ÁGUAS assume o risco e os custos?

A SHADDAI JAVÉ ÁGUAS assume os custos porque é um investimento, é um negócio, é um contrato de risco que será feito com o cliente. É um contrato legal, ético, transparente, regido pelas boas práticas comerciais, em que as partes assumem compromissos uma com a outra.

A SHADDAI JAVÉ ÁGUAS se compromete a fazer todo o investimento, assumindo todo o risco. E o cliente se compromete a consumir e pagar por um volume mensal de água, de acordo com seu histórico de consumo e necessidades.

No contrato é previamente acordado o volume que o cliente se compromete a consumir, o preço que pagará e o prazo de duração.

 O custo da água ficará mais barato?

Sem dúvida!. Esta é a principal e imediata vantagem do BOT para o cliente. O custo do metro cúbico da água será sempre inferior ao valor cobrado pela concessionária pública ou pelos caminhões – pipa, podendo ser reduzido em até 50%.

E quem assume os custos de manutenção do BOT?

Durante todo o período de vigência do contrato, os custos de manutenção do BOT também são assumidos pela SHADDAI JAVÉ ÁGUAS, que se responsabiliza integralmente pelo funcionamento dos poços, das bombas submersas, dos quadros elétricos e de qualquer outro componente necessário para manter os poços em operação. Estão incluídas entre as obrigações da SHADDAI JAVÉ ÁGUAS a troca e reforma de bombas submersas, cabos, quadros elétricos, sempre que necessário, além da Perfuração de um ou mais poços tubulares necessários ao abastecimento de água do cliente, a realização de estudos hidrogeológicos, projetos, locação e construção de poços artesianos profundos. Fornecer e instalar todos os equipamentos, materiais, instrumentos de bombeamento, adução e medição. Realizar a operação e manutenção do sistema garantindo seu bom funcionamento continuamente e cumprir as normas municipais e todas as disposições legais estaduais e federais, legalizando seu sistema.


CONTE CONOSCO TAMBÉM PARA:

✔Transporte de água potável por caminhão pipa

✔Atendimento emergencial

✔Atendimento programado

✔Fornecimento contínuo

✔Fornecimento eventual

✔Lavagens de ruas, Pátios, Galpões Rega de grama, Jardins, Irrigação, Pulverização

✔Combate e prevenção de incêndios

✔Tratamento e compactação de solo

✔Chuva artificial para filmagens, eventos, etc